Filosofando…

Eu, durante muito tempo, não consegui entender o porquê de desenhar. Afinal, tantos dons melhores por aí e justamente caiu pra mim essa coisa estranha de ficar enchendo cadernos de rabiscos. Mas nunca parei e quando surgiu a oportunidade de estudar algo relacionado à desenho (o curso de Design Gráfico) eu aproveitei.

Sempre me ressenti um pouco de não ter tido mais suporte em casa quanto à isso. Mas, vendo pelo lado positivo, também ninguém nunca me ridicularizou por desenhar. Minha família não tinha muitos recursos e estudar e trabalhar ao mesmo tempo na época que minha mãe adoeceu foi duro. Mas graças à esse esforço consegui muitas coisas hoje e a estabilidade que hoje me permite inclusive morar sozinha.

Eu sempre vivi fechada no meu mundo, com meus medos, inseguranças, qualidades e virtudes. Foram raras as pessoas que permiti se aproximarem e minha mãe era uma delas. Então, logicamente quando ela se foi, eu fiquei só. Terrivelmente só.

E aí usei a única ferramenta que eu tinha. O desenho. E construí uma ponte entre meu mundo e o papel e fui colocando tudo pra fora aos poucos. As inseguranças e os medos e também as coisas boas: eu descobri, olha só, que sou uma pessoa bem legal. E ao encontrar pessoas que gostaram do que eu fiz (o Diário) eu percebi que também não estou de todo só. Que outros também passam, à sua maneira, os mesmos dilemas que eu.

E agora eu entendo (e agradeço!) o poder que está em conseguir transmitir com traços e cores aquilo que se sente, se pensa. E o quanto isso é valioso.

Eu já vinha pensando nisso há um tempo, e depois de ver o documentário The pixel painter  realmente senti necessidade de compartilhar isso. O vídeo é lindo e recomendo: http://vimeo.com/70748579

E, aos amigos de Brasília, aviso que amanhã vai ter mais um lançamento da Revista QICO:

229591_341149356018369_1456573283_n

Vejo vocês lá!!!

6 thoughts on “Filosofando…

  1. Que texto – e emoções, entrega, poética lindos, Cátia! Fiquei tão feliz e tocada de ler…

    Feliz pelo espaço do seu blog e por esse diálogo franco e natural que hoje existe entre vocês; feliz por você compartilhar assim e através de cada capítulo; feliz por hoje ser alguém que teve e tem a alegria da sua amizade, por ter conhecido outras Cátias, em outras épocas, e por hoje com toda certeza dizer:

    a Cátia, além de companheira, sincera, leal, divertida, linda, talentosa, dona de um universo pessoal lindo, é “BEM LEGAL!” 🙂 Te adoro, minha amiga.

    “#rasgoMesmo” ahahaha!!!

  2. Legal Cátia ,voce é uma borboleta com alma de elefante…nao tem a menor idéia da força que tem,enquanto seus olhos de borboleta vao privilegiando os detalhes,sua alma vem arrastando emoçoes… __Preciso falar que gosto do seu trabalho???!!!

  3. é incrível como tocam as coisas que você diz.Estou passando por essas coisas agora, fiquei muito tempo sem vir aqui ,sem internet .Agora estou aqui de volta,vi que você fez mudanças no design,ta lindo Cátia.Eu ainda estou me descobrindo passando por essas coisas,entre o desenho e a escrita e a preocupação de conseguir um emprego pra estudar.Me senti como naquele segundo capitulo do diário,aquele que foi muito marcante pra mim.Só que agora não só além da condição financeira,preocupações em conciliar desenho e escrita misturam minha cabeça.Meu mundo meio particular.Quando eu leio a Cátia falando ,eu penso : “ela tem um pedação de mim ” .Bem vamos em frente. Um abração Cátia ,desejo tudo de bom e que você continue com sua arte que cada dia cresce mais !

    • Obrigada, Hingrett!!! Que bom que posso te ajudar de alguma forma. É bom saber que não estamos sozinhas né? Boa sorte, menina!!!!!

Leave a Reply

